Presidente do Sinpro-AL participa de entrevista na TV Assembleia
A Educação na rede privada foi o tema deste sábado (17) do Programa Tv Cidadã na TV Assembleia que contou com a participação do presidente do Sinpro-AL, Fernando Firmino. Durante meia hora, assuntos como a qualidade do ensino e condições de trabalho dos professores foram debatidos.
Firmino comentou sobre as situações encontradas corriqueiramente em instituições durante fiscalizações do sindicato. “Temos professores que lecionam em turmas com mais de 50 alunos e não existe um equipamento de som com microfone para auxiliá-lo”, exemplificou.
Sobre o ensino da rede privada, o presidente falou sobre a lógica do mercado: “Alunos são tratados como mercadorias, então o professor é cobrado pela quantidade de alunos que conseguem aprovação no vestibular e não pela qualidade em sala de aula”.
Quando questionado sobre o piso salarial dos profissionais, o presidente alegou que o valor atual ainda está abaixo do que deveria ser. “O professor não trabalha apenas dentro da escola, ele sempre leva material para o seu lar. Algumas vezes, deixam de passar um final de semana com a família para corrigir provas, por exemplo”.
No final ele convidou a categoria para as discussões da data-base que começam em fevereiro e ratificou o compromisso do Sinpro-AL pelos profissionais da Educação. “O Sindicato está a disposição para todos os professores. Nossa função é lutar pelos direitos da categoria e por uma Educação de qualidade”, concluiu.