Ascom

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA – SINPRO DE ALAGOAS
O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) convoca os filiados e filiadas do ENSINO BÁSICO quites com as suas obrigações estatutárias para participar de uma assembleia extraordinária para sábado , dia 12/02, do corrente ano, às 12h, em primeira chamada, e, às 12h30, em segunda e última chamada, em conformidade com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre este Sindicato e o Ministério Público do Trabalho. A assembleia será realizada na sede do SINPRO de Alagoas, localizada na Rua Santa Cruz, 357, Farol, CEP 57051-590.
1 – Reajuste Salarial 2021
Maceió, Alagoas, 31 de Janeiro de 2022.
EDUARDO VASCONCELOS
PRESIDENTE DO SINPRO DE ALAGOAS

DIA DO EVANGÉLICO É FERIADO ESTADUAL


De acordo com o decreto assinado pelo governador, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, o dia 30 de novembro é feriado estadual, logo as escolas da rede privada não poderão funcionar e terão que se adequar a Convenção Coletiva de Trabalho, independente da filiação ou não ao Sindicato Patronal. Caso haja descumprimento por parte das instituições, o Sinpro de Alagoas ingressará com ação de cumprimento de Convenção Coletiva na Justiça do Trabalho.
É importante salientar que o Dia do Evangélico também figura no calendário de feriados da Justiça do Trabalho 
Em caso de descumprimento, por favor, professor(a), denuncie.

13º Salário: o que eu preciso saber?

Instituído em 1962, o 13º salário representa para o empregado brasileiro um alívio no orçamento doméstico e, por isso, é o mais aguardado dos salários. Devido a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho 

DIA DO(A) PROFESSOR(A)


15 DE OUTUBRO: FERIADO DIA DO(A) PROFESSOR(A)
#sinproalagoas 


Recebemos algumas mensagens referentes ao feriado do Dia do(as) Professor(as).


Quanto a isso, é fundamental esclarecer que o feriado permanece no dia 15 de outubro, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, em sua cláusula 26 (já foi gravado um vídeo disponível no Instagram acerca do assunto).


Dúvidas, por favor entrar em contato com o Sinpro de Alagoas pelo telefone 33133607, das 9h às 15h.


A lembrar que a mudança caracteriza descumprimento de Convenção Coletiva de Trabalho, o que nos autoriza a ingressar com ação judicial na Justiça do Trabalho para o seu devido cumprimento, independente da escola ser filiada ao Sinepe ou não.


Já com relação ao feriado do dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), a segunda-feira, dia 11 de outubro, a instituição pode “imprensar” ou fazer um acordo com os profissionais do dia, para posterior compensação, como prever a nossa Convenção Coletiva de Trabalho.


Obs: não poderá existir a compensação do dia 15 de outubro.

OUTUBRO ROSA

Movimento internacional de conscientização para o controle de câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Recesso: último dia de atividade no Sinpro/AL em 2021 será terça-feira (22/06)

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) iniciará o recesso junino no dia 22/06 e retornará suas atividades no dia 08/07 de 2021, em horário normativo de 9h às 15h.

O último dia de atividades no Sinpro/AL será na terça-feira, dia 22/06.

Desde já o Sinpro/AL agradece a compreensão dos associados.

Somos professores com orgulho e exigimos respeito!

RECESSO JUNINO

Todas as escolas particulares de Alagoas terão recesso no mesmo período até 2021. A determinação fez parte de um acordo coletivo formalizado no Ministério Público do Trabalho (PRT) entre o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe), em março deste ano.
O período de recesso das instituições de ensino básico será entre os dias 23 de junho e 7 de julho.
A decisão traz como benefício aos professores uma semana sem atividades em sala de aula. “Agora o professor também tem a possibilidade de descansar. Somente a partir da segunda semana do recesso é que eles podem ser chamados pela escola para discussão de planejamento”, explica o presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos.
Os colégios que descumprirem o acordo terão que remunerar cada professor por dia de trabalho. Caso não cumpram com o acordo, a escola que abrir será acionada na Justiça do Trabalho por descumprimento de Convenção Coletiva, frisou Eduardo.
Ainda segundo o presidente do Sinpro, apenas as instituições do município de Arapiraca chegaram a um acordo diferente, onde apresentam o período de 30 dias de férias em julho e o recesso em janeiro.
A decisão perde a vigência em março de 2022, quando uma nova convenção coletiva deve ser realizada para discutir o assunto.

Sinpro de Alagoas firma convênio com a Solumedi

A Solumedi nasceu para facilitar o agendamento de consultas e exames. Como não somos plano de saúde não cobramos mensalidades, anuidades ou taxa de adesão. A Solumedi traz até você tratamentos em várias especialidades e diversos exames, com atendimento rápido junto a parceiros particulares por valores reduzidos.

SINPRO DE ALAGOAS COMBATE RISCO DE TRANSMISSÃO DA COVID-19


A audiência solicitada pelo Sinpro de Alagoas ao Ministério Público do Trabalho para analisar a realização de avaliações presenciais com a utilização de papel impresso, método antiquado que se transforma na prática em veículo de propagação do coronavírus, será realizada no dia 27/04, às 11h.