Sinpro/AL é destaque em publicação institucional do Ministério Público do Trabalho

O trabalho realizado do Sindicato dos Professores de Alagoas em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em defesa dos professores de Alagoas, ganhou um espaço de desataque no impresso institucional do MPT. Confira a íntegra da matéria:

MPT e Sinpro/AL lançam campanha sobre a saúde dos professores

REVISTA

Revista do MPT/AL

Visando conscientizar a sociedade sobre a importância do professor para o desenvolvimento da educação, e dando continuidade às ações executadas para garantir um meio ambiente digno para os docentes, o MPT em Alagoas apoiou, em setembro deste ano, o lançamento da campanha educativa sobre a saúde dos professores em Alagoas. De iniciativa do Sindicato dos Professores (Sinpro/AL), a campanha tem o objetivo de alertar os profissionais sobre a importância da prevenção de doenças ocupacionais, especialmente as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) e as disfunções que acometem o Trato Vocal.

Centenas de materiais ilustrativos, que mostram as doenças que vitimam os docentes e simples exercícios que podem minimizar as lesões adquiridas, serão distribuídos nas escolas particulares por todo o estado. A campanha educativa é realizada pelo Sinpro, mas a parceria firmada com o MPT é resultado de um Procedimento Promocional instaurado pelo Procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, com o objetivo de reforçar as ações para adequar o meio ambiente dos professores.

Durante o lançamento da campanha, Rodrigo Alencar destacou que os constantes esforços realizados pelos professores também podem levar os profissionais a adquirir sérios distúrbios, a exemplo dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, os quais, segundo dados do Instituto Nacional da Previdência Social, ocupam a terceira posição entre as causas de afastamento nas salas de aula.

A Procuradora-Chefe Adir de Abreu e a Procuradora Virgínia Ferreira prestigiaram o lançamento da campanha. Também marcaram presença os diretores do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, Mamede Ferreira e Enaura Fernandes; o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Alagoas, Israel Lessa; representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Procuradora destaca parceria

Segundo Adir de Abreu, a atuação do Sinpro é fundamental para mostrar à população a importância da valorização do professor. “No contexto atual, em que o Projeto de Lei das Terceirizações poderá vir a ameaçar a atuação sindical, desagregando o trabalhador no ambiente de trabalho, iniciativas como esta reforçam a importância da presença dos sindicatos na defesa das categorias trabalhistas”, destaca.