Fique atento: saúde vocal do professor

saude vocalHidratar as pregas vocais é uma medida preventiva muito importante para o pigarro, falar muito, gritar, competição sonora e ambientes secos; problemas e situações relacionadas ao dia-a-dia do professor. Quanto mais utilizamos a voz maior deve ser a hidratação para a reposição de saliva.

A hidratação pode ser feita pela umidificação do ambiente, inalação direta de vapor, beber água ou outro fluido hidratante e respiração nasal.
Um cuidado que devemos ter é o “choque térmico” nas pregas vocais. O correto é tomar o líquido em pequenos goles devagar mantendo-os um pouco na boca para “estabilizar” a temperatura antes de engolir. Evitando bebidas muito geladas ou “fervendo”.

Pigarrear

O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.

Falar muito

O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.

Gritar

Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.

Realizar competição sonora

Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.

Ambientes secos

A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.