Sinpro/AL repudia demissão em massa na Unirb

SINPRO2O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) repudia atitude da direção da Unirb, antigo Centro de Ensino Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama), que demitiu essa semana nove professores de uma só vez. A medida foi tomada sem qualquer aviso prévio ou reunião para informar os educadores.

Desde quando a Unirb, comandado por um grupo de Salvador/BA, passou a controlar a Cesama uma série de mudanças estruturais foram colocadas em prática sem a discussão com os docentes; uma verdadeira imposição. A partir daí vários educadores demonstraram sua insatisfação – algo normal em qualquer ambiente de trabalho –, mas em nenhum momento a direção da instituição de ensino sinalizou qualquer tipo de diálogo.

Além da “falta de comunicação”, uma série de abusos foram cometidos: redução salarial, alteração no calendário eletivo e exclusão de remuneração de atividades curriculares; tudo isso sem qualquer consulta prévia ao colegiado.

O Sinpro/AL reitera seu irrestrito apoio aos professores demitidos da Unirb e se solidariza com os profissionais que hoje sofrem calados, coagidos com as intimidações de possíveis novas demissões.

Toda diretoria do Sinpro, assim como sua assessoria jurídica se coloca a disposição para ingressar com ação judicial contra as arbitrariedades e irregularidades trabalhistas praticadas pela instituição de ensino contra os professores.

Nas próximas semanas a diretoria do Sinpro/AL pretende se reunir com os educadores: Gilbert Sena, Danilo Vital, Maryny Barbosa, Marcos Freire, Hector Higor, Sóstenes Nascimento, Luciano Gonçalves, Rafaela Mendonça e Lucas Gusmão para tomar as medidas cabíveis.

O Sinpro/AL segue em defesa e em busca da valorização dos professores e exige respeito por parte do setor patronal.