Sinpro-AL participa do CONAE 2014

Com quatro mil participantes para discutir os rumos da educação no país, acontece até o próximo domingo (23) a Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). Com o tema norteador “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do SistemaIMG-20141120-WA0001 Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Conferência apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a implementação do PNE, com indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

O texto de discussão da etapa nacional é o Documento-Base. Ele teve origem nas emendas apresentadas e aprovadas ao Documento-Referência durante as Conferências Estaduais e Distrital. Representando o Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas (Sinpro-AL), o professor Lucas Soares, está participando dos debates sobre o tema.

O presidente do Sinpro-AL, professor Fernando Firmino, comentou a participação de Lucas no encontro. “É de extrema importância uma representação nossa em grandes eventos como esse que discutem e contribuem para o futuro da Educação no país”, disse.

A primeira edição da Conae ocorreu de 28 de março e 1º de abril de 2010, também na capital federal. Os 2,5 mil delegados tomaram decisões sobre a criação do Sistema Nacional de Educação, além de propor diretrizes e estratégias para a elaboração do PNE. Em dezembro daquele ano, o Plano foi concluído e enviado ao Congresso Nacional. Garantida pela Lei do PNE (nº 13.005), de 25 de junho deste ano, a próxima edição da Conae está prevista para 2018.