Sinpro/AL irá lançar cartilha em conjunto com MPT na segunda (30/4)

O procurador-chefe do MPT, Rafael Gazzaneo, e o presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) irá lançar em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT)  na próxima segunda-feira, 30/4,  às 9h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em Maceió, uma cartilha de prevenção contra “Sindrome de Burnout” e “Assédio Moral”. O material foi desenvolvido pelo coordenador do Núcleo de Apoio Psicológico do Sinpro/AL, o psicólogo Albery Ferreira Lima (CRP 15/4271), em conjunto com as também psicólogas, Fabiana Amorim (CRP 15/1549) e Ligia Cavalcante (CRP 15/2170).  O material foi editorado pela equipe de comunicação do MPT em Alagoas.

O procurador-chefe do MPT, Rafael Gazzaneo, esteve reunido com o presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, para parabenizar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sinpro/AL. Já Vasconcelos agradeceu pelo empenho na concretização da parceria, que irá “alertar a categoria de forma pedagógica sobre problemas enfrentados no cotidiano dos docentes”. O presidente  também fez questão de citar o importante apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) para confecção do impresso.

As cartilhas serão distribuídas nas escolas pelos diretores do Sinpro/AL e durante a realização do Promo, onde representantes do  Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (Cerest)  vão até os estabelecimentos de ensino com representantes da entidade classista para discorrer sobre adequação do meio ambiente de trabalho dos professores. Vale ressaltar que o Promo, que está em curso desde 2015,  foi instaurado pelo pocurador do Trabalho, Raphael Rodrigues Alencar, onde foi possível a parceria entre Cerest e o Sinpro/AL.

Promo está em plena atividade desde 2015:  http://sinpro-al.com.br/v2/?p=1214

Cartilha será lançada na segunda-feira às 9h na sede do MPT, em Maceió

Lançamento

Diretores do Sinpro/AL, professores, o procurador-chefe do MPT, Rafael Gazzaneo,  demais procuradores, membros do Cerest e os profissionais responsáveis pela elaboração do conteúdo das cartilhas marcarão presença na solenidade de lançamento. Os representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também serão convidados para o evento na segunda-feira, 30/4.

O que é Síndrome de Burnout?

É um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. É o estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

Assédio moral?

É a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

Como funciona o Núcleo de Apoio Psicológico do Sinpro/AL?

O Núcleo de Apoio Psicológico (NAP) é desenvolvido pelo psicólogo do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Albery Ferreira Lima (CRP 15/4271), e está em pleno funcionamento nas segundas (12h às 15h), quartas (9h às 12h) e sextas (9h às 12h) na sede da entidade classista, na Rua Santa Cruz, 352, no bairro do Farol, em Maceió. O NAP tem o intuito de ofertar os seguintes serviços:

1) Acolhimento dos profissionais da educação;

2) Encaminhamento para psicoterapia;

3) Grupos (operativos, institucionais, comunitários e auto-ajuda);

4) Promover palestras, workshop, seminários e

5) Contribuir para capacitação, treinamento e desenvolvimento profissional.

Vale lembrar que o atendimento aos docentes filiados ao Sindicato dos Professores de Alagoas deverá ser agendado pelo contato: 3313-3607 ou pelo endereço sinprosaude.al@gmail.com de segunda a sexta de 9h às 15h.

O Núcleo de Apoio Psicológico (NAP) é um serviço gratuito oferecido aos docentes filiados.