MPT instaura “PROMO” para adequar meio ambiente de trabalho dos professores

reunião mpt

Reunião no MPT: Eduardo Vasconcelos, Marcelo Porto e Raphael Alencar (D)

O procurador do Trabalho, Raphael Rodrigues Alencar, esteve reunido com os diretores do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Marcelo Porto e Eduardo Vasconcelos, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Maceió, para confirmar a instauração do Procedimento Promocional (PROMO) executado com frequência pelo MPT, que tem como objetivo realizar ações preventivas que promovam a adequação das empresas às normas trabalhistas. Os diretores do Sinpro/AL colocaram que a medida deverá desencadear melhorias de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho dos docentes.

Ainda foi narrado pelos representantes do Sinpro/AL ao procurador do trabalho problemas graves e recorrentes da categoria, como: subnotificação dos acidentes de trabalho, problemas psicossociais do trabalho, salas de aula super lotadas, falta de banheiro, água potável e birôs para os professores nas escolas e faculdades.

No encontro ainda foi explicitada a parceria, que em breve será lançada, entre o Sinpro/AL, Cerest/Maceió, que também conta com o MPT, sobre a confecção de cartazes sobre o meio ambiente de trabalho e a saúde do professor em amplos aspectos. Esses impressos circularão nas escolas do Estado e tem como foco principal a prevenção da saúde do trabalhador; esclarecendo de forma direta e pedagógica.

Por fim, o procurador Raphael Rodrigues Alencar destacou que os temas apresentados pelos diretores Marcelo e Eduardo eram “pertinentes e mereciam ser amplamente estudados” e solicitou que uma audiência pública fosse marcada no dia 15 de outubro – Dia do Professor – a fim de debater as problemáticas.

Em tempo: Em breve será divulgado, nesse mesmo canal de comunicação, local e à hora da audiência pública.