NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) repudia a forma sumária conforme os professes da Estácio foram demitidos. Sem qualquer tipo de diálogo os docentes foram desligados da instituição de ensino, alguns chegaram a nem aplicar suas avaliações de final de ano, o que representa uma falta de respeito com os profissionais.

A diretoria do Sinpro/AL é contrária a qualquer ato de ataque contra os professores. Nenhum desrespeito, no que consistem as práticas autoritárias, ligadas ao assédio moral e outras medidas abusivas serão tolerados.

Assessoria jurídica da entidade classista já foi informada pelo presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, sobre a demissão em massa e está à disposição dos docentes para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas no rigor da lei, para que todos os direitos e garantias dos trabalhadores sejam preservados.

Vale salientar que a medida adota pela Estácio, que tem uma série de unidades em todo Brasil, está ocorrendo na maioria dos seus estabelecimentos. Os Sindicatos dos Professores em todo território nacional estão irmanados em defesa dos professores, como, por exemplo, o Sinpro do Rio de Janeiro que ingressou com uma ação para suspender todas as demissões da Estácio até que a instituição apresente: lista de todos os professores demitidos, termo de revisão dos respectivos professores e a relação de professores a serem recontratados.

O movimento da Estácio não é isolado e tanto as instituições privadas quanto as públicas estão precarizando as condições contratuais para professores. Mas o Sinpro/AL segue atento quanto a supressão de qualquer garantia trabalhista e pronto para agir em defesa dos professores.

Sindicato dos Professores de Alagoas