Vacinação contra o HPV: secretário de saúde responde ofício do Sinpro/AL
No dia 26 de julho de 2017 o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) encaminhou para o secretário Municipal de Saúde de Maceió, José Thomaz Nono e ao prefeito Rui Palmeira um ofício solicitando o empenho na vacinação dos adolescentes (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14) da rede privada de ensino contra o Papilomavírus Humano (HPV).
Em resposta, o secretário José Thomaz Nono destacou que foi realizada uma reunião em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), tendo como público alvo enfermeiros e diretores de unidades de saúde para estimular a realização de ações de verificação e atualização de calendário vacinal das escolas das redes púbica e privada.
O despacho do secretário ainda expôs que: “a equipe móvel de vacinação desta gerência está realizando, desde o início de agosto, ações de intensificação vacinal em escolas das redes pública e privada que não estão na área de abrangência de unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), as quais são agendadas através de e-mail, contato telefônico e vista à escola para entrega do informativo e termo de recusa a serem distribuídos aos estudantes […]”.
O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro) alerta que as escolas que não pertencerem à área de cobertura da ESF entrem em contato com a Gerência de Imunização para agendamento e a operacionalização da vacinação no ambiente escolar através dos e-mails pni@sms.maceio.al.gov.br e pni-equipemovel@sms.maceio.al.gov . Outra forma de contato é o telefone: 3315-5221.
A diretoria do Sindicato dos Professores enaltece a importância do poder público, das instituições de ensino e dos docentes no processo de conscientização da importância da vacinação dos adolescentes contra o Papilomavírus Humano (HPV).
Somos professores com orgulho e exigimos respeito!
Veja o ofício encaminhado pelo presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos, para o secretário Municipal de Saúde de Maceió, José Thomaz Nono e ao prefeito Rui Palmeira:
Maceió, 26 de julho de 2017.
Senhor Secretário Municipal de Saúde de Maceió, José Thomaz Nono e prefeito Rui Palmeira,
a par de cumprimentá-lo, servimo-nos do presente para SOLICITAR a Vossas Excelências o empenho na vacinação dos adolescentes (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14) da rede privada de ensino contra o Papilomavírus Humano (HPV).
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que cerca de 330 mil adolescentes estão desprotegidos. Vale lembrar que essa vacina faz parte da rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Esse grupo de mais de 300 mil adolescentes sem a vacinação do HPV está em sala de aula. Essa inteiração entre, secretaria de Saúde do município, rede privada de ensino e educadores irá ampliar a divulgação e, consequentemente, o número de imunizados.
Desde já agradeço pela atenção e me coloco a disposição para colaborar.
Atenciosamente;
Eduardo Vasconcelos
Presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL)