Sinpro/AL vai expor problemas no repasse do INSS dos professores

inssO presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Eduardo Vasconcelos, esteve reunido ainda em 2016 com a superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas, Gilvanete Oliveira, para relatar diversos casos da falta do repasse da contribuição previdenciária de vários estabelecimentos de ensino.

Foi detectado pela entidade classista, através de denúncias, que escolas descontam, por muitas vezes, e não recolhem o INSS dos educadores. A medida vem prejudicando os trabalhadores. Uma nova reunião foi agendada com o representante do Sinpro para o próximo dia 23 de janeiro na sede do INSS.

No encontro estarão os representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita e Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social.

O Sinpro/AL destaca que os casos serão expostos para que os órgãos competentes tomem as providências legais contra as escolas e faculdades que insistem em lesar os professores.

Saiba mais

Todo trabalhador que possui carteira assinada tem de 8% a 11% do salário recolhidos e destinados à Previdência Social. Essa prática deve ser feita pelo empregador, que desconta a contribuição do rendimento do funcionário e a comprova por meio da folha de pagamento. Essa é uma obrigação legal da empresa para garantir ao funcionário o direito à contagem de tempo para a aposentadoria, ao auxílio-doença, ao salário-maternidade e a outros benefícios.