Diretores do Sinpro/AL se reúnem com secretário de Educação de Alagoas

LUCIANO NA REUNIAÕ

Audiência marca discussão sobre o Projeto “Escola Livre”

Os diretores do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) estiveram reunidos com o secretário de Educação, Luciano Barbosa. A audiência marcou o posicionamento contrário do secretário em relação ao Projeto de Lei de autoria do deputado estadual, Ricardo Nezinho, denominado Programa “Escola Livre”.

Segundo Luciano, a matéria é inconstitucional e um despacho da Secretaria de Educação destaca: “Não há mais espaço para uma lei que imponha um modelo de currículo homogêneo e impositivo, com regras obrigatórias para as escolas e corpo docente”.

Na última semana o Sinpro/AL emitiu uma nota de repúdio sobre a aprovação do Programa “Escola Livre” na Casa de Tavares Bastos. Um dos trechos da nota expôs: “O Sinpro/AL classifica a medida como um retrocesso, pois acredita que o educador é um pensador, personagem indispensável nas lutas de classe e um agente de transformação social. A diretoria do Sindicato dos Professores espera que o governador Renan Filho vete essa aprovação que fere os direitos dos professores e de toda sociedade alagoana”.

A mesma nota ainda colocou: “A efetivação desse Projeto de Lei será um desserviço ao Estado que enfrenta graves problemas com o sucateamento da Educação e os altos índices de analfabetismo, que podem ser facilmente constatados em qualquer pesquisa de âmbito nacional”. O Sinpro/AL é contra o Programa “Escola Livre”.

Também estiveram presentes no encontro com o secretário Luciano Barbosa, o deputado federal Paulão, representantes da CTB, UNE e CUT.