Cesmac irá prestar esclarecimento sobre redução salarial dos professores no MPT

 

cesmac

Uma das unidades do Cesmac no bairro do Farol, em Maceió

Os representantes legais do Cesmac e do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) estarão reunidos com o procurador Regional do Trabalho, Rafael Gazzanéo Júnior, na terça-feira, 8/9, às 9h, para uma audiência na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Maceió, que irá tratar da redução salarial dos professores do estabelecimento de ensino superior. Segundo as denúncias encaminhadas ao MPT o Cesmac vem justificando tal medida devido à “crise financeira” que o País enfrenta.

As práticas do Cesmac estão ferindo a CLT e causando um revés para inúmeros educadores da instituição. Outra reclamação: muitos professores alertam sobre o corte do auxílio alimentação e transporte, para aqueles que trabalham no interior, uma conquista de anos e hoje retirada com o mesmo argumento de “crise financeira”. A diretoria do Sinpro/AL segue atenta para as ações das unidades de ensino superior de Alagoas e seu tratamento com os docentes.

O presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, lamenta a atual posição do Cesmac, onde a desvalorização dos profissionais é uma tônica e a método de mercantilização do ensino se tornou algo corriqueiro.

“O Cesmac deveria respeitar sua história e de seu fundador, Padre Teófanes, professor, músico, poeta, filosofo e teólogo, que dedicou sua vida para “Educar para elevar” – como ele mesmo dizia –. Que a instituição se volte para seus ideais e retome a valorizar e respeitar os professores”, enfatizou Eduardo Vasconcelos.