Vice-presidente do Sinpro/AL comanda “força-tarefa” em defesa dos professores

mota

Mota, vice-presidente do Sinpro/AL

Os diretores do Sindicato dos Professores de Alagoas, José Nivaldo Mota e Eduardo Vasconcelos, estiveram realizando uma “força-tarefa”, como já tinha sido divulgado, para constatar irregularidades em escolas na rede privada. Mota e Vasconcelos percorrem vários bairros em Maceió e notificaram as seguintes escolas: Rosalvo Ribeiro e Multi Saber no Jacintinho; Romeu Viera, Fantástico e Nossa Senhora das Graças, no Benedito Bentes; e Rui Barbosa no Clima Bom.

A iniciativa visa coibir e cobrar que as escolas respeitem os direitos dos professores.  Inúmeras denúncias chegaram ao Sinpro através de diretores, telefones e professores insatisfeitos com falta de estrutura em sala de aula, atraso salarial, falta de pagamneto de hora extra e informalidade no contrato de trabalho. Em casos mais graves não há assinatura da carteira de trabalho do professor, nem consequentemente o depósito do FGTS e INSS. O não pagamento de 13º salário e férias são outras constantes reclamações. A comprovação do pagamento da contribuição sindical, por parte dos estabelecimentos de ensino, também foi pauta das notificações.

“Esperamos que as escolas notificadas respeitem as leis trabalhistas e as que assim já fazem permaneçam. Novas inspeções estão sendo agendadas para que nos próximos dias esse trabalho seja ampliado”, enfatizou Mota, vice-presidente do Sinpro/AL.

A posição da direção do Sinpro é clara: caso as escolas descumpram as leis serão acionadas na Justiça do Trabalho e denunciadas no Ministério Público do Trabalho e no Ministério do Trabalho e Emprego.

Saiba mais: