Núcleo de Apoio Psicológico aos Professores começa a ser planejado no Sinpro/AL

psc

Eklivann Costa e Albery Lima

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) através do psicólogo  Eklivann Costa (CRP 2444) e do graduando em psicologia Albery Lima discutiram em conjunto com presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, a implantação do Núcleo de Apoio Psicológico aos Professores. A medida visa diagnosticar os professores com problemas psicológicos e realizar estudos  estatísticos sobre os principais problemas e suas causas.

Temas como a síndrome de Burnout serão futuramente colocados para toda categoria; o problema atinge milhares de educadores, onde muitos nem sabem a origem e o tratamento. “Esses estudos e a criação do Núcleo serão de suma importância para saúde do educador. Não podemos permitir que os professores sejam tratados como máquinas de produção em série. Por trás do professor existe uma vida, uma família. Todos merecem ser bem tratados e cuidados”, enfatizou Eduardo.

O que é  Burnout ?

É um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como “(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional”.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido.