Sinpro/AL e Cerest firmam parceria para saúde preventiva do professor

cerest

Representante do Sinpro e do Cerest durante reunião

O diretor do Sindicato dos Professores de Alagoas, Ângelo Farias, se reuniu com os diretores do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para realização de cartazes relacionados aos alertas de doença do trabalho em sala de aula, como: saúde vocal e riscos ergonômicos dos docentes. Os coordenadores do Cerest, Alinthon Fagner Nunes e Francimar Xavier, elogiaram a iniciativa do Sinpro/AL que visa orientar os educadores da rede privada de ensino.

O presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, levou o projeto da parceria com Cerest ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/AL), através do superintendente Israel Lessa, e do Ministério Público do Trabalho (MPT), para procuradora-chefe Adir de Abreu que avalizaram a realização e também irão participar da iniciativa.

As afixações dos cartazes em salas de professores das escolas são garantidas devido a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que é a principal norma legislativa brasileira referente ao direito do trabalho e ao direito processual do trabalho.

Cerest: o que é?

O Cerest é um centro de referência técnica à Saúde do Trabalhador e é responsável pela assistência de 28 municípios alagoanos, das 1ª, 4ª e 5ª regiões administrativas. O Centro, que tem como finalidade proporcionar bem-estar aos trabalhadores, é composto por médicos de saúde do trabalho, técnicos em segurança do trabalho, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, engenheiros de segurança do trabalho, psicólogos e enfermeiros. É responsável pela elaboração de políticas de combate e prevenção de doenças e agravos, dando destaque aos processos de promoção e vigilância à saúde dos cidadãos, acometidos por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.