Governo de AL institui programa de ensino integral em escolas públicas

Carga horária nas escolas integrais deve ser entre 7h e 9h diárias

Carga horária nas escolas integrais deve ser entre
7h e 9h diárias

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), decretou a criação de um programa de ensino integral nas escolas de ensino médio da rede pública do estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (22).

Intitulada Programa Alagoano de Ensino Integral em escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual, a medida pretende elevar a qualidade do ensino ao mesmo tempo em que intensifica as oportunidades de socialização dentro das instituições, com alternativas de ação nos campos social, cultural e esportivo.

De acordo com o decreto, as escolas integrantes do programa terão jornada mínima de 7 horas diárias e máxima de 9 horas, determinadas segundo o projeto pedagógico de cada unidade escolar. O intervalo para almoço deve ter de 1h a 1h30 de duração, com dois intervalos de 15 minutos cada, sendo um no turno da manhã e outro à tarde.

Os estudantes do ensino público integral terão aulas seguindo os diferentes componentes curriculares da Base Nacional Comum, assim como atividades complementares, que compreendem ações de aprofundamento da aprendizagem, experimentação e iniciação científica, cultura e arte, esporte e lazer, tecnologias da informação da comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, promoção da saúde, mundo do trabalho e geração de rendas.

Segundo a publicação do DOE, os alunos que já estão matriculados nas escolas participantes terão preferência às vagas oferecidas. Se houver remanescência de vagas, estas serão disponibilizadas para estudantes de outras escolas da rede estadual e, posteriormente, a outras redes.

O decreto expõe ainda que os professores de unidades escolares de ensino integral devem ter carga horária de 40 horas semanais, em período integral, sendo tanto de carga multidisciplinar como de gestão especializada. Com isso, os docentes que atualmente cumprem 20 semanais e desejam integrar o programa devem solicitar suplementação de carga.

Fonte: G1 AL