Sinpro/AL apresenta projeto que regula equipamentos eletrônicos em sala de aula

Uma proposta para um Projeto de Lei (PL) Estadual, que regula os estudantes da rede pública e privada a não utilizarem aparelhos eletrônicosDirigentes do Sinpro, Murilo Firmino e Olavo Lins reunidos com o deputado Ronaldo Medeiros - Foto - Camila Ferraz dentro da sala, foi apresentada pelos diretores do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro-AL), Olavo Lins e Murilo Firmino, ao deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT). A iniciativa visa combater um grande problema enfrentado pelos professores, o vício do bate-papo WhatsApp e outras tecnologias.

Ganhado popularidade entre crianças, jovens, adultos e até idosos, o aplicativo se transformou um ‘vírus’, principalmente para os estudantes que de forma descontrolada, utilizam a ferramenta sem limites. Isso vem gerando problemas no acompanhamento das aulas, fazendo com que muitos professores deixem de ter a atenção dos alunos na hora de lecionar.

“Isso já virou um grave problema. A maioria dos alunos não consegue se concentrar nas aulas, pois a cada minuto eles estão nos celulares. Isso prejudica os professores de qualquer rede de ensino”, disse o professor e dirigente do Sinpro-AL Murilo Firmino.
Ele ainda complementa que o projeto pretende só proibir o uso dos celulares e outros equipamentos eletrônicos dentro das salas de aulas, que é considerado um manuseio não pedagógico.

Ronaldo Medeiros se comprometeu, na volta do recesso legislativo, em trabalhar para que o projeto seja aprovado, e assim executado no âmbito Estadual. “Em fevereiro irei conversar com os outros parlamentares, mostrando a importância do projeto para um melhor desempenho educacional dos nossos alunos”, garantiu Ronaldo.

PL tramita na Câmara de Maceió

No último dia 3 de dezembro, por meio do vereador Wilson Júnior (PDT), o Sinpro-AL conseguiu fazer com que o Projeto Lei entrasse na Câmara dos Vereadores. Para o presidente do Sindicato, Fernando Firmino, só estava faltando ampliar para a lei para esfera Estadual, já que o PL tramita na Câmara de Maceió.

“Já temos dois bons representantes com nossas propostas em mãos. Agora é aguardar e acompanhar o andamento dos processos. Espero que seja aprovado, pois não podemos deixar que os avanços tecnológicos venham prejudicar o desempenhos dos nossos alunos”, finalizou Fernando Firmino.