RECESSO JUNINO

Todas as escolas particulares de Alagoas terão recesso no mesmo período até 2021. A determinação fez parte de um acordo coletivo formalizado no Ministério Público do Trabalho (PRT) entre o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe), em março deste ano.
O período de recesso das instituições de ensino básico será entre os dias 23 de junho e 7 de julho.
A decisão traz como benefício aos professores uma semana sem atividades em sala de aula. “Agora o professor também tem a possibilidade de descansar. Somente a partir da segunda semana do recesso é que eles podem ser chamados pela escola para discussão de planejamento”, explica o presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos.
Os colégios que descumprirem o acordo terão que remunerar cada professor por dia de trabalho. Caso não cumpram com o acordo, a escola que abrir será acionada na Justiça do Trabalho por descumprimento de Convenção Coletiva, frisou Eduardo.
Ainda segundo o presidente do Sinpro, apenas as instituições do município de Arapiraca chegaram a um acordo diferente, onde apresentam o período de 30 dias de férias em julho e o recesso em janeiro.
A decisão perde a vigência em março de 2022, quando uma nova convenção coletiva deve ser realizada para discutir o assunto.