Mediação no MPT: reajuste dos professores da rede superior de ensino é discutido
O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro-AL), no dia 06 de julho, esteve reunido com representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de Alagoas (Sinepe-AL) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em uma reunião de mediação para o reajuste salarial dos professores do ensino superior.
Na oportunidade, o Sinpro fez uma proposta de reajuste salarial de 5%, referente ao retroativo à data base de março de 2017, que foi votada em assembleia no dia 11 de março deste ano. O Sinepe propôs que o reajuste fosse realizado através do índice do INPC, de 4,69% aprovado em assembleia no dia 28 de junho deste ano.
A Procuradoria entendeu que a proposta do Sinpro foi razoável e o Sinepe não deve mais alegar a dificuldade financeira vivenciada, visto que grande parte da categoria já “suportou” a situação apresentada no acordo feito em 2016.
Diante dos fatos discutidos o MPT advertiu o Sinepe, que deve apresentar em um prazo de 15 dias, uma proposta que não seja menor do que foi apresentado pelo Sindicato dos Professores de Alagoas.