Durante assembleia professores aprovam reajuste na mensalidade sindical

Definitivamente, o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) não é mais o mesmo. Há 17 anos, desde a última decisão sobre o valor da mensalidade sindical, muita coisa mudou. O Sindicato cresceu e, se antes a entidade precisava de seus associados para ganhar corpo, hoje depende ainda mais para seguir se fortalecendo.

Para fazer frente a uma nova realidade da qual ninguém é poupado do aumento geral de preços, foi preciso repensar a estrutura financeira do Sinpro/AL. Por isso, no último sábado, 11/3, a diretoria reuniu seus associados para uma assembleia que discutiu, dentre vários assuntos, o reajuste da mensalidade sindical, que desde 2000 não sofria nenhuma atualização, mantendo-se o valor de R$ 10,00. O valor passará para R$ 20,00, que pode ser pago mensalmente ou de uma única vez. “O Sinpro de Alagoas conseguiu segurar o valor da mensalidade até onde deu. Entretanto, o sindicato está crescendo, assim como suas despesas”, afirma Marcelo Porto, diretor financeiro.

O presidente Eduardo Vasconcelos durante a assembleia detalhou receitas e despesas, apontando o direcionamento de recursos para cada área de benefícios voltados aos filiados. Vasconcelos também ressaltou a política da transparência mantida pela entidade sindical, logo a diretoria preferiu trazer o assunto para uma assembleia onde os educadores pudessem decidir sobre o reajuste

“Chamar os associados para debater este assunto, significa demonstrar que o aumento proposto não está partindo somente do Sindicato, mas sim de todos os associados, que entendem os motivos da necessidade do reajuste e o aprovam, tudo em prol da união para o crescimento e para o fortalecimento da entidade”, relata Vasconcelos.

“Nós não queremos que vocês (associados) entendam o sindicato somente como um sindicato. Ele tem que ser visto como uma associação. E, como associação, todos somos parte disso. Assim, todos precisamos avaliar e decidir juntos esta questão delicada, e este é um dos motivos principais da realização desta assembleia aqui hoje”, acrescentou o presidente.

Nesses últimos anos, o Sindicato realizou diversas mudanças nos seus setores. Conseguiu melhorar departamentos já existentes, como o atendimento ao sindicalizado, e ampliamos através de nossas assessorias jurídica, psicológica e de comunicação, sempre assistência irrestrita aos filiados e dependentes.

O custeio dos benefícios e a manutenção do Sindicato não são as únicas preocupações da atual diretoria. Há muitos sonhos que, por falta de dinheiro, hoje estão engavetados. “Nós queremos correr atrás desses sonhos. Nós temos o sonho de ter nossa sede própria, a nossa sede campestre, o caminhão de som próprio. Um sindicato forte se faz com dinheiro em caixa, para seguirmos na luta sem pestanejar. Infelizmente, não se faz nada sem dinheiro, nem campanha salarial se faz sem dinheiro”, conclui o presidente.

A direção do Sinpro de Alagoas entende que a proposta de aumento da mensalidade sindical pode ser vista com descontentamento. A medida, porém, é inevitável.