Eduardo Vasconcelos: sindicalismo moderno em defesa da educação
O jornalista Bernardino Souto Maior destacou através do seu blog atuação do presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas, Eduardo Vasconcelos. Confira a matéria:
Há muito tempo o sindicalismo no Brasil tem sido sinônimo de “boa vida”. Mas em raras exceções o trabalho executivo e em defesa da categoria, de fato, tem surtido resultado. Alagoas tem um bom exemplo a ser seguindo, o do professor Eduardo Vasconcelos que comando o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL).
Um dos recentes pleitos defendidos por Eduardo foi a inconstitucionalidade da Lei “Escola Livre”, que limita atuação dos educadores em sala de aula. Em reunião no Palácio República dos Palmares, o sindicalista defendeu junto ao governador Renan Filho os motivos para matéria ser tratada como inconstitucional.
De forma equilibrada e primando pelos princípios da legalidade, as exposições do presidente do Sinpro foram seguidas por Renan, que também acredita na inconstitucionalidade da Lei. Além de defender a base, agir contra as irregularidades do setor patronal, Eduardo vem se alinhado politicamente com lideranças do Estado visando sempre o bem dos professores.
Em recente encontro com o líder do governo na Casa de Tavares Bastos, o deputado Ronaldo Medeiros, Eduardo expôs a criação de um projeto de combate à violência contra os educadores e regiões vulneráveis socialmente. Em breve o projeto deverá ser discutido na Assembleia Legislativa durante uma audiência pública.
Eduardo em conjunto com o deputado Ronaldo Medeiros apresentaram, durante reunião, o projeto para o secretário de Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, que parabenizou a iniciativa do Sindicato dos Professores de Alagoas.
Outro projeto idealizado por Eduardo e que está em vigor há mais de um ano em Maceió é a meia-entrada para professores, como acontece com os estudantes. Milhares de educadores já se beneficiaram com a Lei Municipal. Um projeto similar de meia-entrada, para todo Estado, também de iniciativa do Sinpro segue tramitando na ALE.
Por esse trabalho de dedicação à categoria, bastidores políticos e líder de categoria de massa que Eduardo começa a ser visto com bons olhos por figurões da política local. A carência de lideranças que executam e que ocupam lacunas no cenário político alagoano começa a potencializar um ótimo quadro para 2018.
Defensor ferrenho de uma educação de qualidade e dos direitos trabalhistas, Eduardo já teve se trabalho reconhecido pela Câmara de Maceió através da comenda Jarede Viana, pelos seus relevantes serviços prestados a comunidade educacional de Alagoas como professor, líder sindical e político.
Link da publicação: http://al1.com.br/colunistas/bernardino-souto-maior/3053/eduardo-vasconcelos-sindicalismo-moderno-em-defesa-da-educacao