Sinpro/AL encaminha para os executivos Estadual e Municipal de Maceió projeto contra assédio moral

eduardo e Renan

Projeto contra assédio moral é encaminhado para o executivo Estadual: governador Renan Filho e o presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) continua fomentando o debate e a realização de projetos que visam combater o assédio moral nas escolas, algo tão corriqueiro. O presidente da entidade classista, Eduardo Vasconcelos, encaminhou para o governador do Estado, Renan Filho, e para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o projeto que instituí o “Programa contra assédio moral e outros tipos de violência nas escolas da rede pública e privada”.

O projeto trata da importância de cada unidade de ensino criar uma equipe de trabalho multidisciplinar com a participação de professores, alunos e associações de pais e responsáveis. A iniciativa expõem a necessidade de cada grupo promover atividades didáticas voltadas para orientação e prevenção do assédio moral e violência.

O professor Eduardo Vasconcelos disse que é notário o crescimento da violência nas escolas pública e privada, tanto dos patrões, dirigentes, como dos alunos para com os professores. “Esse projeto visa de forma pedagógica, didática e discursiva expor essas problemáticas e trazer soluções práticas para o dia-a-dia da comunidade educacional”.

O projeto também foi apresentado aos líderes dos governos da Casa de Tavares Bastos, o deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) e na Casa de Mário Guimarães, ao vereador Eduardo Canuto (PSDB). Um dos trechos da ação proposta pelo Sinpro/AL destaca a possibilidade de convênios para efetivação do projeto; esses por sua vez podendo ser realizado com MPT, MTE, Policias, MP, Conselhos na área de saúde, segurança, educação, entre outros.

Cotidiano

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) recebe através da sua ouvidoria (http://sinpro-al.com.br/v2/?page_id=1030) e da rede social  (https://www.facebook.com/Sindicato-dos-Professores-do-Estado-de-Alagoas-172438799538660/?ref=ts&fref=ts)  uma série de denúncias diárias da prática de assédio moral.  A entidade classista já encaminhou, em pouco mais de um ano da nova gestão, mais de uma centena de reclamações e pedidos para que o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho tomem as medidas cabíveis contra as instituições de ensino que insistem em transgredir as leis.

Um trabalho de fiscalização mais ostensivo da diretoria do Sinpro/AL em conjunto com a campanha “Pente fino” vem surtindo efeitos, mas ainda há muito a se fazer, pois a realidade da rede privada é semelhante a da rede pública quando o tema é assédio moral e violência.

Recentemente o Sinpro/AL desenvolveu um seminário sobre assédio moral e em parceria com o Cerest lançou uma cartilha de combate e esclarecimento sobre o tema.

Como identificar o assédio moral?

Insultos pessoais;

Comentários pejorativos;

Ataques físicos;

Escritos com ofensa pessoal;

Expressões ameaçadoras ou preconceituosas;

Isolamento social;

Ameaças e

Pilhérias.

Ações do assédio

Sexual (assediar, induzir ou abusar);

Exclusão social (ignorar, isolar e excluir) e

Psicológica (perseguir, amedrontar, intimidar, dominar, infernizar, tiranizar chantagear e manipular).