Sinpro/AL ingressa com ação civil pública contra faculdade

Clique para ampliar a imagem

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) ingressou com uma ação civil pública para garantir o pagamento dos professores da Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar (Fasvipa), que estão há pelo menos três meses sem receber seus vencimentos. Assessoria jurídica da entidade classista solicitou através de antecipação de tutela o bloqueio dos bens da Sociedade Educacional e Assistencial da paróquia de Pão de Açúcar para garantir a “obrigação de fazer e da coisa certa”.

Ação judicial ainda pede que seja pago o não recolhimento de FGTS e INSS, além de 1/3 de férias e décimo terceiro salário. O Sindicato dos Professores não recebeu nenhuma proposta da Fasvipa sobre o pagamento dos atrasados e espera alguma sinalização do estabelecimento de ensino para que o problema seja sanado o quanto antes.

As atividades da Fasvipa estão paralisadas e os alunos dos cursos de Enfermagem, Química, Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Sistema de Informação e Física permanecem sem aula. A diretoria do Sinpro/AL informa que apoia o movimento grevista e está à disposição de todos os educadores da Fasvipa.

A volta dos educadores está condicionada pelo menos com o pagamento de suas parcelas em atraso e aqueles profissionais que se sentirem lesados podem procurar a diretoria do Sindicato para acionar sua assessoria jurídica para ingressar com a demissão indireta. A medida resguarda todos os direitos dos professores, já que a Fasvipa não vem honrando seus compromissos.