Saúde do professor: diretoria do Sinpro/AL concede entrevista

saude

Reportagem da Gazeta de Alagoas durante entrevista com a professora Enaura Fernandes

A diretora do Sindicato dos Professores de Alagoas, Enaura Fernandes, concedeu entrevista para o jornal Gazeta de Alagoas. Na oportunidade a diretora falou dos problemas de saúde adquiridos em sala de aula que acarretaram em sua aposentadoria.

Um dos problemas citados foi à tendinite crônica, um dos casos que atinge centenas de professores em todo Estado .

Conheça um pouco mais

Tendinite significa inflamação de um tendão e de sua bainha. Os sinais e sintomas são semelhantes a outros processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e “inchaço”), podendo evoluir para lesões parciais ou ruptura completa do tendão quando não tratada adequadamente.

O tendão é uma estrutura que liga o músculo ao osso, de grande resistência a cargas, tendo como função transmitir a força produzida no músculo até o osso para movimentar as articulações. Geralmente a tendinite é denominada de acordo com a região do corpo: tendinite Aquiles(tendão de Aquiles), tendinite patelar (tendão patelar) e epicondilite lateral (epicôndilo lateral).

Causas

Existem inúmeras causas que acarretam a inflamação do tendão, como por exemplo, as lesões por esforços repetitivos, excesso de força, traumas locais e doenças sistêmicas, sendo as doenças reumatológicas as mais frequentes. Podem ser agudas, de início rápido com dor, calor local e geralmente autolimitadas; e crônicas onde por processos repetidos ocorre o enfraquecimento e perda de flexibilidade gradativos do tecido tendíneo.