O SINPRO ALAGOAS PARTICIPA DE SESSÃO PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE ALAGOAS

aSSEMBLEIA

SINPRO ALAGOAS PARTICIPA DE SESSÃO PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE ALAGOAS

A Assembleia Legislativa realizou nessa segunda-feira, 23, uma sessão pública com o tema “Educação é progresso, dever do Estado e direito de todos”, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT). O SINPRO ALAGOAS foi representado pelo diretor vice-presidente, Eduardo Vasconcelos. Em sua intervenção, Eduardo Vasconcelos denunciou que é cada vez maior o número de educadores que está buscando outros caminhos profissionais.

Alguns motivos são o excesso de trabalho extraclasse e o assédio moral, problemas que interferem no desempenho, pois os profissionais da educação começam a se sentir desestimulados, cansados e adoecendo frequentemente. “Se o colégio vai bem, é mérito próprio. Se o resultado é ruim, a responsabilidade é do professor. Essa é a lógica nas escolas privadas em nosso estado”, ausência de investimento e baixo salário desestimulam.

Muitas vezes, além de enfrentar alunos mal-educados, com sérios problemas familiares, os professores frequentemente se obrigam a engolir a atitude de proprietários com poucas habilidades no trato com seus funcionários.

Mau humor, gritos, cobranças, pressão. São esses os problemas que os educadores têm enfrentado em várias escolas da rede privada. “As escolas privadas, hoje, são empresas, querem resultados”, mas investem pouco em políticas de valorização de seus docentes.

O resultado é que cada vez há menos interessados em seguir a carreira de professor. “Num grupo de jovens, é raro alguém dizer que seguirá o magistério quando se pergunta qual a profissão que vão escolher. Infelizmente nossa profissão já não é tão valorizada”.