Sindicato das Escolas rejeita proposta das férias e do recesso unificado dos professores

arte rejeiçaõ

Clique para ampliar a imagem

Mais uma vez o Sindicato das Escolas vai de encontro ao anseio dos professores, prejudicando assim toda categoria. Essa semana os diretores do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Marcelo Porto e José Nivaldo Mota, estiveram reunidos na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Maceió, com a procuradora do Trabalho, Virgínia de Araújo Gonçalves Ferreira e a representante do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), Bárbara Heliodora Costa e Silva, além do advogado da instituição, Fernando Carlos de Araújo Paiva, para discutir a convenção coletiva, um dos pontos abordados foram as férias unificadas da categoria.

Há anos esse é um pedido dos professores, pois muitos trabalham em mais de uma instituição de ensino e em outras atividades. A unificação do calendário dos estabelecimentos de ensino traria uma condição real de férias para os educadores, o que não ocorre na prática. Mas a representante do Sinepe rejeitou a proposta das férias e do recesso integrado entre todos os estabelecimentos de ensino.

Um professor que preferiu não se identificar narrou o seguinte fato para alguns diretores do Sinpro/AL: “trabalho há 16 anos, ininterruptos, pois dou aula em duas escolas na rede privada e duas na rede pública. A não aceitação da unificação fere uma questão de lógica e bom senso. Infelizmente os professores são sempre preteridos pelos donos das escolas”.

O presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, classificou a falta de acordo na reunião ocorrida no MPT como um desrespeito a categoria, uma verdadeira intransigência. “As ações devem ser feitas com transparência de parte a parte; uma atitude revanchista, como a que ocorreu, continua colocando em risco a saúde e o bem estar dos professores”.

Eduardo ainda destacou: “Um professor sem as devidas férias, sem o descanso merecido, está propenso a ter mais problemas durante o ano, sem falar que a unificação das férias não gera nenhum ônus financeiro ou afeta a grade de ensino dos estabelecimentos de ensino”.

doc sinproi

Ata demonstra dados expostos pelo Sinpro/AL para unificação das férias e do recesso da categoria (Clique para ampliar o documento)

O diretor Marcelo Porto disse que o Sinepe apresentou em julho uma proposta de unificação, que seria da seguinte forma: férias para todos os professores de estabelecimentos de ensino de 20 de dezembro a 20 de janeiro e o recesso do meio do ano de 15 a 30 de junho. Mas a proposta apresentada pelo Sinepe ao Sinpro/AL foi rejeitada pelo sindicato patronal durante audiência no Ministério Público Trabalho.