Presidente do Sinpro/AL recebe comenda na Câmara de Maceió

eduardo na cmm

Enaura Fernandes, Marcos de Lima, Eduardo Vasconcelos e Wilson Júnior

Durante uma sessão solene concorrida na Câmara de Maceió, o presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Eduardo Vasconcelos, foi homenageado com a comenda Jarede Viana pelos seus relevantes serviços prestados a educação alagoana e pela incansável defesa da categoria.  A comenda foi uma propositura do vereador Wilson Júnior que destacou a importância do trabalho de Eduardo e do Sinpro/AL para sociedade maceioense.

Durante sua fala Eduardo enfatizou a importância da educação ser enxergada como investimento e não como gasto. “Para mudarmos uma realidade social temos que partir da educação, se não o poder público terá que construir cada vez mais presídios, contratar cada vez mais polícias”, expôs.

O presidente do Sipro/AL colocou que a comenda Jarede Viana recebida por ele é uma construção coletiva, que tem como méritos todos os diretores do Sindicato e as pessoas que o acompanham de perto na sua caminhada de lutas por uma educação de qualidade, pelo respeito aos educadores e pela igualdade social.

eduardo na cmm 2

Presidente do Sinpro/AL fez o uso da palavra na tribuna da Câmara de Maceió

Um trecho da biografia do professor Eduardo Vasconcelos, lida pelo vereador Wilson Júnior, trouxe: “O Sinpro tem como lema da sua gestão do professor Eduardo: Sou professor com orgulho e exijo respeito. E mesmo sendo representante da rede privada, o presidente da entidade classista defende um ensino público, gratuito e de qualidade; sempre valorizando o docente, a educação de qualidade. Eduardo deixa claro que muitos têm complexo de inferioridade, mas ele tem complexo de igualdade. Igualdade para todos. Todos devem ter o mesmo direito a saúde, segurança, educação, acesso a cultura e lazer”.

O Sindicato dos Professores de Alagoas foi representado na Câmara de Maceió através da diretora Enaura Fernandes, que contou a satisfação pelo reconhecimento do Poder Legislativo Munincipal em conceder a honraria para Eduardo. A família do presidente do Sinpro/AL foi representada pelo seu pai, o Policial Federal aposentado, Marcos Vinícius de Souza Lima.

JAREDE VIANA

Jarede Viana era professora e feminista ativa, participou de importantes lutas para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil. No final dos anos 60, como militante da Ação Popular – organização política de esquerda, ligada a Igreja Católica onde engajou-se na luta contra o regime ditatorial.

Já nos anos de 70, lutou pela anistia, coerente com sua postura em defesa da democracia e do direito das minorias, assumiu a luta na Associação dos Professores de Alagoas – Apal, hoje Adufal -, pelos Direitos Humanos, pela igualdade das mulheres e pelas “Diretas já”, entre outros movimentos históricos de ação política.

Perseguida pelos órgãos de repressão política foi fichada na Polícia Federal, proibida de ser patrona da formatura de uma turma de estudantes e vetada de renovar contrato de professora da Ufal.

Como professora, ensinou em todos os níveis, foi dirigente do Ensino Supletivo da Secretaria de Educação do Estado, professora de Educação de Jovens e Adultos do curso de pedagogia da Ufal e supervisora da Etfal, hoje, Cefet.

Em 1982, participou da fundação da União das Mulheres de Maceió – UMM, elegeu-se vereadora de Maceió. Foi coordenadora estadual da Marcha Mundial das Mulheres.

Em 2004, assumiu a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo – Seturma, onde desenvolveu varias ações voltadas para o turismo de Maceió período em que representou a nossa capital em uma conferência mundial do Turismo na Argentina.
Em 7 de setembro de 2008 vítima de um câncer no intestino a  maceioense  Jarede Viana morreu, mas deixou uma história de luta e determinação para todo o Brasil.