MPT destaca parceria com o Sinpro/AL

mptO Ministério Público do Trabalho publicou com destaque a parceria com o Sindicato dos Professores de Alagoas que visa alertar e prevenir doenças dos educadores no ambiente escolar.

 

Confira a publicação na íntegra:

(http://www.prt19.mpt.gov.br/informe-se/noticias-do-mpt-go/349-ministerio-publico-do-trabalho-em-alagoas-lanca-com-parceiros-campanha-sobre-a-saude-do-professor)

Na manhã da última segunda-feira, 14, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, foi lançada uma campanha focada na saúde dos professores. O objetivo é alertar estes profissionais sobre a importância da prevenção de doenças ocupacionais, especialmente as que acometem o Trato Vocal, as Lesões por Esforços repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho(LER/Dort).

A iniciativa da campanha partiu do Sinpro-AL, o qual pôde contar com o apoio doCentro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para a confecção dos cartazes. Os impressos serão distribuídos nas escolas no decorrer do Procedimento Promocional (“Promo”) instaurado pelo MPT, que visa à adequação do meio ambiente de trabalho dos professores.

A procuradora-chefe, Adir de Abreu, e os procuradores do trabalho Rodrigo Alencar e Virgínia Ferreira prestigiaram o lançamento dos cartazes e parabenizaram esse instrumento que visa orientar e prevenir os professores contra doenças ocupacionais.

Também marcaram presença os diretores do Sinpro/AL Eduardo Vasconcelos, Mamede Ferreira e Enaura Fernandes; o Superintendente da SRTE/AL, Israel Lessa; representantes do Cerest; e o representante da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Sinval Costa.

Saúde do professor

A fonoaudióloga, Francimar Gadelha e o terapeuta ocupacional, Alinthon Fagner, idealizadores dos cartazes e representantes do Cerest, informaram que dentre as doenças que mais afastam os professores da sala de aula estão distúrbios vocais, e a LER/Dort. Além disso, destacaram a importância do projeto e da ergonomia (estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho) para os profissionais da educação.

O Presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, disse que a parceria com o MPT e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) irá resguardar o direito da afixação dos cartazes nas escolas e nas salas de professores. “Essa campanha é pedagógica, esclarecedora, vamos ampliá-la em outros aspectos e elevar conhecimento de toda categoria”, concluiu.

Para a procuradora-chefe, Adir de Abreu, “no contexto atual, em que o Projeto de Lei das Terceirizações poderá vir a ameaçar a atuação sindical, desagregando o trabalhador no ambiente de trabalho, iniciativas como esta reforçam a importância da presença dos sindicatos na defesa das categorias trabalhistas”.

O procurador Rodrigo Alencar ainda destacou a questão dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, os quais, segundo dados do Instituto Nacional da Previdência Social, ocupam a terceira posição entre as causas de afastamento.

Audiência Pública

Em 17 de outubro deste ano, o MPT-AL realizará audiência pública em parceria com o Sinpro/AL para discutirem acerca do Meio Ambiente de Trabalho dos professores da rede privada. O local do evento será definido e divulgado em breve.

A audiência será presidida pelo procurador do trabalho Rodrigo Alencar, titular da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) e contará com a presença da SRTE/AL, Cerest, e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe/AL). Toda a população interessada na temática poderá comparecer ao evento.