Sinpro/AL lança cartazes sobre a saúde do professor no MPT

MTE

Na sede do MPT: representantes do Sinpro/AL, MPT, MTE e Cerest

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) lançou em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (Cerest), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cartazes sobre a saúde do professor em seu ambiente de trabalho. Os impressos serão distribuídos nas escolas através de parceria com o MPT e MTE para alertar e prevenir doenças vocais e riscos ergonômicos dos docentes.

Os idealizadores dos cartazes e representantes do Cerest, a fonoaudióloga, Francimar Gadelha e o terapeuta ocupacional, Alinthon Fagner, destacaram a importância do projeto desenvolvido em parceria com o Sinpro/AL e falaram da importância da ergonomia (condições gerais de trabalho dos profissionais).  Taciana Rebelo e Brenda Larissa, outras profissionais do Cerest também marcaram presença na sede do MPT, em Maceió.

Os procuradores Adir de Abreu, Rodrigo Raphael de Alencar e Virginia de Araújo Gonçalves Ferreira prestigiaram o lançamento dos cartazes e parabenizaram esse instrumento que visa orientar e prevenir os professores contra doenças de trabalho. “Comecei minha vinda em defesa dos trabalhadores no Sindicato dos Professores de Santa Catarina; durante 10 anos atuei em defesa da categoria. Esse trabalho do Sinpro/AL é exemplar”, destacou Adir.

Adir ainda falou sobre a precarização do trabalho que vem ocorrendo em todo País e enfatizou os direitos perdidos dos professores com a prática das terceirizações que estão se tornando algo comum.

Quem também se debruçou sobre o tema e enfatizou a importância de condições dignas de trabalho para os professores foi o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Alagoas (CTB/AL), Sinval Costa: “Esse trabalho que a diretoria do Sinpro/AL vem realizando é de suma importância, a conscientização, aliada a informação e a atuação das autoridades competentes irá trazer, consequentemente, um ambiente saudável de trabalho para todos”.

Já o superintende do MTE, Israel Lessa, parabenizou o trabalho dos professores membros da diretoria do Sinpro/AL e dos técnicos do Cerest pelo conteúdo dos cartazes que serão levados para as escolas. “Devemos estar preocupados não só com estrutura física dos estabelecimentos de ensino, mas com as condições de trabalho de cada profissional e com sua saúde”, expôs Lessa.

Atuação destacada

IMG-20150914-WA0095

Mamede Ferreira, Enaura Fernandes, Sinval Costa e Eduardo Vasconcelos

O Sindicato dos Professores se fez presente com os diretores Eduardo Vasconcelos, Mamede Ferreira e Enaura Fernandes. A diretoria do Sinpro/AL destaca que a iniciativa deve ser realizada nas redes privada e pública de ensino, pois os problemas enfrentados pelos professores são vivenciados nas duas esferas.

“No Sinpro/AL defendemos os professor, queremos professores saudáveis, bem informados, com remuneração justa; não existe qualquer divisão entre redes, o que há são professores com orgulho e que exigem respeito”, destacou o presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos.

Por fim, o presidente disse que a parceria entre o MPT e MTE irá resguardar o direto da afixação dos cartazes nas escolas e nas salas de professores. “Essa campanha é pedagógica, esclarecedora, vamos ampliá-la em outros aspectos e elevar conhecimento de toda categoria.”