Sinpro Saúde: Principais doenças que afetam os professores Brasileiros

Principais doenças que afetam os professores Brasileiros

Distúrbios vocais e disfonias

Com a necessidade constante de fala e de elevação da voz, os distúrbios vocais e disfonias acabam estando muito presentes nos diagnósticos dos professores, e os leva muitas vezes ao afastamento e aposentadoria precoce. A emissão da voz, quando com dificuldades, é uma disfonia, que tem como sinais principais a ardência na garganta, variação na frequência habitual, rouquidão, dificuldade para manter a voz, cansaço ao falar e pigarros, entre outros.

Alergias

Alergias são também problemas graves em professores alérgicos ao giz, pois causa irritação na pele, olhos, além de problemas respiratórios e rinite.

Estresse

Devido ao descontrole causado por grandes turmas em que tem que ministrar aulas, além da carga de trabalho de horas a fio falando, grades desreguladas e sem turno fixo de horário, os professores acabam desenvolvendo um estresse muito grande, e isso pode prejudicar a memória, o sistema imunológico (trazendo ainda mais problemas de saúde), falta de energia e insônia. O estresse acaba sendo um dos principais vilões dos tempos atuais, não apenas nessa profissão, mas em diversas. Nesse caso, as condições de trabalho não favorecem, mas a dica é procurar meditações e técnicas de relaxamento para tentar amenizar o bombardeio de emoções que é estar em uma sala de aula.

Professor com livro na mão

Síndrome de burnout

A síndrome de burnout é um dos problemas que mais tem afetado aos professores em questão de saúde. Trata-se de uma exaustão tanto física quanto mental, que diminui a autoconfiança, energia, interesse e vontade de lecionar e ainda causa depressão, incapacidade produtiva e distúrbios afetivos. Essa síndrome é comumente confundida com estresse e síndrome do pânico, pois tem alguns sintomas em comum. São eles: sensação de que não conseguirá realizar o trabalho, angústia, palpitações, medo, sudorese, taquicardia, dores de estômago, enxaqueca e queda de cabelos.

O que fazer?

Em qualquer um dos casos, é importante procurar ajuda médica. Depressão, estresse, síndromes psicológicas entre outros, precisam ser tratados assim como doenças físicas que envolvem as alergias, dores articulares e problemas de coluna. O tratamento, quanto antes começar, maior será a eficácia, portanto encontrar um médico para orientações é a melhor solução para qualquer um dos problemas. Não se coloque a beira de limites, saiba quais são os seus para manter a sua saúde física e mental, sem afetar seu relacionamento entre amigos e familiares, além do seu trabalho.

Fonte: Grupo Escolar