Sinpro Cultural: professor Damasceno lança livro

(Livro “Vá para Cuba”)

Professor e escritor, Damasceno lançou seu primeito livro durante a 8° Bienal Internacional do Livro em Alagoas. “Vá para Cubá” conta sobre suas viagens ao país.

Apaixonado por Cuba desde a adolescência, quando a conheceu nos jogos olímpicos pela televisão, ele achava interessante como um país tão pequeno, conseguia se destacar no esporte com atletas tão preparados. Todas as histórias, boas e más, que ouvia, lhe encheu de curiosidade. Foi o que conduziu Damasceno a conhecer o país.

“Minha principal motivação para escrever esse livro, foi algumas viagens que fiz á Cuba. Eu conto no livro um pouco das curiosidades do país”.

Foram três viagens até Cuba. Com uma mochila nas costas, ele caminhou pelas ruas da ilha e ouviu o relato das pessoas por onde passava. Na primeira viagem, ele ficou em Havana e assistiu a comemoração de 1° de maio, onde Fidel Castro comandou a comemoração, pela ultima vez, em 2006. Em 2010 Damasceno retornou e fez a rota da revolução. Foi até Santa Clara, onde existe o Malzoleu do Ernesto Guevara, e de lá foi para Santiago de Cuba, onde começou o processo revolucionário de Fidel Castro e dos Moncadistas. Em 2013, voltou para participar de eventos ligados a educação – como questões geopolíticas e ambientais – com professores do mundo inteiro.

Em sua obra ele conta o que viu, sentiu e ouviu em suas viagens. “Como sou geógrafo, o livro apresenta a geografia da ilha, que em alguns aspectos se parece com a geografia de Alagoas. Cuba também tem uma história parecida com a de nosso Estado, que envolve a escravidão e a cana-de-açúcar”, comentou.

O livro também conta um pouco sobre a biografia do país, do início até a situação atual em que se encontra. Mostra a economia, a política, o turismo, as pesquisas de biotecnologia e da relação dos Estados Unidos com o país.

O livro pode ser adquirido pelo site da Imprensa Oficial ou pelo email: marcos.damasceno@hotmail.com

(Marcos Damasceno)

Mais sobre o escritor

O professor Marcos Damasceno nasceu em 1970 na cidade de Santana de Ipanema, sertão alagoano. Veio morar em Maceió aos seis anos de idade. Fez sua Graduação e Pós-Graduação, em Geografia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como professor desde 1994.

Damasceno é um leitor afiado. É fã da literatura estrangeira. Já leu um pouco de tudo. Literatura russa, estado-unidense, inglesa, francesa e não poderia faltar a literatura brasileira. Suas inspirações conterrâneas são Graciliano Ramos, Machado de Assis e Jorge Amado. Ele conta que o fato de ler muito lhe deu motivação para começar a escrever.