Sinpro Saúde: Alerta para obesidade!

Em um artigo divulgado pela Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, um estudo realizado mostra que  a categoria dos professores, também é atingida pela obesidade.

O estudo revela que para os professores, os comportamentos negativos, no componente nutrição e atividade física, têm sido demonstrados como os de maior frequência, mesmo em diferentes regiões do país. As mudanças nas condições de trabalho de muitas categoriais profissionais, em especial a docente, contribuíram para o  desenvolvimento de doenças relacionadas ao estilo de vida, dentre elas a obesidade.

As características do ambiente da escola, que envolvem infraestrutura inadequada, escassez de equipamentos e manutenção dos mesmos, recursos humanos insuficientes, alto volume de atribuições burocráticas, exigências constantes de qualificação profissional, número elevado de alunos por turma, baixos salários, desvalorização profissional, baixo controle das atividades laborais e suporte social reduzido ou inexistente têm sido fortemente estudados como fatores para problemas na saúde docente.

Como acontece a obesidade?

Na maioria dos casos a obesidade acontece quando o indivíduo passa a comer compulsivamente, em busca de um prazer instantâneo para compensar algum problema ou insatisfação que esteja vivendo. No caso dos professores, as más qualidades de trabalho, insatisfação e stresse são um dos motivos que podem levar o profissional á essa situação. Essa doença traz consigo outros riscos para a saúde, como a hipertensão, diabetes, problemas de coração e câncer.

Uma das formas para prevenir a obesidade é ter uma nutrição adequada atrelada a prática de atividades físicas. Confira no vídeo abaixo algumas dicas para evitar essa doença:

 

Artigo Publicado: Sobrepeso/obesidade em professores:
prevalência e fatores associados

link: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v17n4/pt_1415-8426-rbcdh-17-4-0450.pdf