Sinpro/AL apresenta nota de repúdio contra a retirada do Espanhol

Presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos, apresenta nota de repúdio para os deputados estaduais

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Estado uma nota de repúdio contra a retirada da Língua Espanhola da grade curricular do ensino médio. No mesmo documento a entidade classista solicita aprovação do Projeto de Lei que torna obrigatório a disciplina nas escolas públicas e privadas do Estado.

Inúmeros  parlamentares  colocaram para o presidente da entidade  classista que são  sensíveis a demanda dos educadores e que defendem a Língua Espanhola na grade das escolas  públicas e privadas.

Somos  professores  com orgulho  e exigimos  respeito!

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) repudia a retirada do ensino da língua espanhola, através da lei 13.415, de 17 de fevereiro de 2017, revogando a Lei do Espanhol, de número 11.161, de 05 de agosto de 2005, lei que favoreceu o ensino do Espanhol em Alagoas.

O Sinpro/AL classifica a medida como um retrocesso, pois acredita que a Língua Espanhola é de importância internacional. Oficial em 21 países, é a segunda língua usada nos veículos de comunicação em todo o mundo. Nos Estados Unidos e no Canadá é a mais ensinada nas universidades e nas escolas primárias e secundárias.

A língua espanhola é a língua dos nossos vizinhos. Todos os países que fazem fronteira com o Brasil têm o espanhol como língua oficial, com exceção apenas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. O fato de sermos vizinhos é um motivo a mais para aprendermos sua língua e nos familiarizarmos com sua cultura.

O ensino do espanhol também tem importância para a economia, com o Mercosul. Pela primeira vez na sua história, a América Latina está não somente vivenciando um dos mais altos graus de crescimento econômico, tecnológico e industrial, como celebra também o primeiro acordo comercial de âmbito continental.

Uma das maiores razões para que nossos alunos aprendam a língua espanhola é o turismo. A grande influência de turistas no Brasil e no Estado de Alagoas, são dos nossos países vizinhos, que tem como idioma nativo o espanhol. É de estrema importância o aprendizado do idioma para os nossos estudantes, pois para o crescimento do País e do mercado de trabalho, em todas as suas áreas, será cobrado esse conhecimento.

Outro motivo preocupante é em relação as centenas de professores e de professoras da Língua Espanhola que ficarão desempregados. O número de desemprego vem crescendo absurdamente no Brasil, e devemos tentar impedir que esses nossos professores sejam prejudicados dessa forma.

O Sinpro de Alagoas apresentou a esta casa o projeto de lei protocolizado no número 1649, no dia 9 de junho de 2017, que dispõe sobre a implantação da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular das escolas do ensino médio, obrigatoriamente, na rede estadual pública e privada de ensino.

Pedimos o apoio dos deputados e das deputadas para a aprovação do projeto que torna o ensino da Língua Espanhola, em Alagoas, obrigatório no currículo do Ensino Médio, contribuindo assim o crescimento dos nossos alunos e dos nossos professores.

A DIREÇÃO