Em greve, professores do Município fazem ato público na Semed

Foto: GazetaWeb

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) fizeram um protesto, na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro do Mutange, em Maceió. A categoria reivindica complemento do piso, gratificação de localização e reajustes na carga-horária para os profissionais do Magistério.

Segundo a presidente do Sinteal, Maria Consuelo, os trabalhadores estão revoltados em meio à falta de direitos, cuja garantia deveria partir da Prefeitura de Maceió, o que não vem ocorrendo. Um deles é a concessão de 1/3 de hora-atividade para o envolvimentodos servidores em cursos, visando à capacitação e qualificação profissionais.

O complemento do piso salarial é outra reivindicação, já que os profissionais conseguiram um reajuste de 8%, faltando 1,32% deste percentual, além do retroativo de difícil acesso, ou seja, gratificação de localização, que deve ser concedida pela secretaria e que foi aprovada em dezembro de 2013 e implantada somente em fevereiro deste ano.
“Portanto, queremos os meses de dezembro e janeiro, porque é um direito nosso. Todos nós estamos reunidos aqui, em prol da categoria”, informou Consuelo.

De acordo com o professor e diretor do Sinteal, Edeilton Dantas, o tempo extra-classe deve contemplar os profissionais, conforme preconiza a legislação. “Estamos aqui para discutir e cobrar o que foi negociado, com a prefeitura, além do reajuste de 1,32% e 1/3 da hora atividade”, disse.

Para a secretária do sindicato, Girlene Lázaro, salientou que é preciso que os professores deem aula, mas com qualidade, e isso só será possível com cursos de capacitação, seminários e congressos. “Desde o dia 10 deste mês, estamos em greve e vamos continuar, caso a secretária não nos receba para emitir algum posicionamento. Fomos informados de que ela se encontra em uma reunião, mas vamos esperar aqui até o final da manhã”, alertou Lázaro, reforçando que o ato público foi decidido em assembleia realizada nessa segunda (14), no Sinteal.

Fonte: Gazetaweb